terça-feira, 28 de julho de 2009

Nota sobre a reportagem da Globo sobre o capacete de Massa



O vídeo se trata de uma matéria sobre o capacete de Felipe Massa. A marca do capacete é Schuberth, empresa alemã que tem contrato com a equipe de F1 da Ferrari. É uma matéria muito bem feita, apenas com algumas ressalvas:

1- A parte mencionada com Kevlar, na verdade é EPS (Poliestireno expandido) que se assemelha ao isopor, mas com densidade muito maior. Tem a finalidade de absorver a energia do impacto, evitando transferí-la para a cabeça do piloto. O Kevlar é uma fina camada, como um tecido, que fica em contato direto com o casco externo de fibra-de-carbono.

2- A viseira NÃO é à prova de balas. O que ocorre é que nos testes dos capacetes para a F1 um projétil é lançado contra a viseira, porém longe de ser algo com um tiro, já que a massa e a velocidade do projétil são inferiores à uma bala de revólver.

Na minha opnião, o capacete cumpriu com o seu papel, afinal de contas o impacto foi muito concentrado em um só ponto, o que dificulta a dissipação da energia e acaba por transferir alguma deformação para a cabeça do piloto. Outro ponto a se considerar, é o local do impacto, que, exceto se fosse diretamente contra a viseira, é o pior ponto possível por ser uma borda do casco, ou seja, justamente onde o casco termina, onde, estruturalmente, é a parte mais frágil.

Há algo também que ajudou a preservar a coluna cervical de Felipe Massa, principalmente na região do pescoço, não no momento em que a mola se chocou ao capacete, mas sim depois, que se o carro se chocou ao muro de pneus, que é o Hans (Head and Neck Support device). O dispositivo faz com que o capacete fique preso aos ombros do piloto, isolando o pescoço. No momento do impacto, Felipe Massa estava desacordado portanto não tinha nem a musculatura contraída para evitar uma lesão mais grave. Veja na imagem:



Parabéns para a organização da F1 pelas altíssimas exigências impostas aos equipamentos de segurança do piloto e dos carros.

2 comentários:

  1. Essa matéria do fantastico foi muito boa mesmo..
    Existe diferença na fabricação de um capacete para uso no caso de corrida de carro e para corrida de moto ?

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  2. Existe sim, Luccas.

    Como nos carros a posição de pilotagem é com a cabeça sempre apontada para frente, o recorte no casco para visualização é menor do que o recorte do capacete para moto, onde o piloto fica em diversas posições de pilotagem.

    Outro ponto é que o capacete de carro tem viseira bem mais espessa do que a de moto, pois no de carro ela tem a função de conter fogo e na moto, ser mais aerodinâmica.
    O revestimento do capacete de carro também é anti-fogo.

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