quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Isle of Man TT em câmera lenta




Veja as imagens impressionantes de uma das corridas mais perigosas do motociclismo mundial. Repare que não há área de escape nem zebras, mas sim guias! O recorde de velocidade média é de John McGuinnessem uma CBR 1000RR em uma volta ao redor da ilha: 210,52 Km/h.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

BMW R1200 GS 2010, trono mantido.



Os rumores sobre uma renovação completa, pricipalmente no visual da BMW R1200 GS 2010 não se concretizaram. As mudanças mais significaticvas estão no motor.

Alguns chamam de "pequenas mudanças", mas para nós da Unique Motors, herdar toda a cabeça de cilindro DOHC da BMW HP2 Sport, aumentando em cerca de 10hp para 115hp ainda redusindo a emissão, é algo bem significativo.



Esse aumento de potência é bem oportuno, já que a BMW R800 GS está com desempenho bem semelhante ao da suã irmça mais velha.

Outra mudança foi a evolução da tampa de valvua, que ganhou mais eficiência internamente e reforços externamente.





Resultado: mais potência, menos poluição e trono de "cruzadora de continente" muito provávelmente será mantido.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Bugatti 16 C Galibier Concept - Superlativo

Hipersedã, 800cv e Flex.



Havia no ar a promessa de um novo Bugatti para Frankfurt. Ele seria um supersedã chamado Bordeaux e seria apresentado no maior salão do mundo, mas a marca francesa deve ter achado isso um tanto quanto... pobre. Para mostrar um carro tão especial, o melhor seria a sede da empresa, com um público selecionado a dedo. E o nome também tinha de ser melhor. Virou 16 C Galibier Concept, o carro que você vê nessas fotos.

Assim como o desenho que mostramos em julho, o carro tem mesmo oito saídas de escape, justificadas por seu motor. A base mecânica é a mesma do Bugatti Veyron, o que não é nada desprezível. O cupê tem um motor W16 (dezesseis cilindros em “W”) de 8 litros, com quatro turbos e 1.001 cv. Com ele, o carro atinge os 100 km/h, partindo do 0, em 2,5 s e atinge a máxima de 407 km/h.

No caso do Galibier, o motor, seguindo o que a Bentley já fez, também pode ser alimentado com álcool, o que deve torná-lo ainda mais poderoso do que o motor do Veyron. A Bugatti fala em turbocompressão de dois estágios, mas não menciona quantos turbocompressores o carro tem. Há quem diga que ele tem “apenas” 800 cv, contra os 1.001 cv do Veyron, o que não faria sentido, sabendo que o carro pode usar etanol e, portanto, poderia ser até mais forte do que o cupê.



O Galibier, se chegar à produção em série, deve levar uns bons anos para começar a ser vendido, do mesmo modo que aconteceu com o Veyron. Até porque a marca diz que ele é apenas um dos “muitos” conceitos que podem dar o caminho para o futuro da marca. Há quem fale em mais dois carros-conceito, dos quais um será fabricado em série.



Todas as partes metálicas do carro são de alumínio, enquanto as partes azuis são de fibra de carbono. Repare que o capô não se abre inteiro. Há, na verdade, duas aberturas, uma de cada lado, para dar acesso aos elementos mais importantes da mecânica do carro. Lembra veículos antigos, mas sem a mesma praticidade. No caso do Bugatti, as duas partes abrem de lado, uma de encontro à outra.



No interior, o estilo “mais com menos”, já adotado pela Volvo, é seguido pela Bugatti como sinônimo de elegância. O relógio no painel central, da Parmigiani, pode ser retirado do carro e usado no pulso. O relógio é um Reverso Tourbillon. Só ele deve custar uma fortuna, mas o que é uma fortuna por um relógio em um carro que vai passar de R$ 3 milhões de reais? Teria de ser muito caro para rivalizar.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

McLaren MP4-12C

Superesportivo terá componentes derivados de carros de F1.



A McLaren pretende entrar com tudo no mercado dos esportivos de luxo. Para fazer frente a montadoras de peso, como Porsche, Ferrari e Lamborghini, a empresa britânica irá fabricar a McLaren MP4-12C com diversos componentes que derivam do modelo de Fórmula 1.



As tecnologias vindas da maior categoria mundial de automobilismo mundial se encontram na suspensão ativa, entradas de ar de arrefecimento para o motor e monocoque em fibra de carbono de apenas 80 kg, capaz de isolar o motorista e o passageiro.

No entanto, o carro também apresenta componentes de veículos tradicionais, como freios ABS, ESP, controle de tração, bancos de ajustes elétricos, ar condicionado e sensores de estacionamento.
















Veja vídeo:

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Unique Motors aberta até domingo para o Ribeirão Motorcycle

Para melhor atender você, toda a Equipe Unique Motors estará a postos tradicionalmente no Sábado e especialmete neste Domingo.

Traga a sua turma!

Dúvidas: 16 3238-4343

Endereço: Av. Presidente Vargas, 955

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Imagens de Penedo

Obrigado a todos que compareceram à loja da Unique Motors no Megacycle Penedo.

Obrigado também à família Megacycle. Nos vemos no ano que vem!

Clique aqui e vaja vídeos e fotos oficiais do evento.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Unique Motors no Megacycle - Penedo



A Unique está presente em mais um evento do Megacycle. É a melhor oportunidade para comprar seu capacete Arai Customizado e seu equipamento Spidi e Alpinestars. Além de roupas e acessórios oficiais Oakley, Ferrari, Ducati e Red Bull Racing.

Aproveite também a promoção:



Saiba mais no site:

www.megacycle.com.br

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O progresso das superbikes em 30 anos

Vejam a incrível evolução da relação peso/potência das motocicletas esportivas.

Este gráfico mostra a evolução da potência em cavalos ao longo dos anos:



E este mostra a evolução do peso em kilogramas:



Faltou falar da Ducati Desmosedici RR, que tem 200cv e 171 Kg.





Está cada vez mais difícil diminuir o peso destas motos, por isso que vemos avanços enormes no desenvolvimento de novas tecnologias nos motores. Se continuar assim, teremos dragsters de rua em pouco tempo!

terça-feira, 28 de julho de 2009

Nota sobre a reportagem da Globo sobre o capacete de Massa



O vídeo se trata de uma matéria sobre o capacete de Felipe Massa. A marca do capacete é Schuberth, empresa alemã que tem contrato com a equipe de F1 da Ferrari. É uma matéria muito bem feita, apenas com algumas ressalvas:

1- A parte mencionada com Kevlar, na verdade é EPS (Poliestireno expandido) que se assemelha ao isopor, mas com densidade muito maior. Tem a finalidade de absorver a energia do impacto, evitando transferí-la para a cabeça do piloto. O Kevlar é uma fina camada, como um tecido, que fica em contato direto com o casco externo de fibra-de-carbono.

2- A viseira NÃO é à prova de balas. O que ocorre é que nos testes dos capacetes para a F1 um projétil é lançado contra a viseira, porém longe de ser algo com um tiro, já que a massa e a velocidade do projétil são inferiores à uma bala de revólver.

Na minha opnião, o capacete cumpriu com o seu papel, afinal de contas o impacto foi muito concentrado em um só ponto, o que dificulta a dissipação da energia e acaba por transferir alguma deformação para a cabeça do piloto. Outro ponto a se considerar, é o local do impacto, que, exceto se fosse diretamente contra a viseira, é o pior ponto possível por ser uma borda do casco, ou seja, justamente onde o casco termina, onde, estruturalmente, é a parte mais frágil.

Há algo também que ajudou a preservar a coluna cervical de Felipe Massa, principalmente na região do pescoço, não no momento em que a mola se chocou ao capacete, mas sim depois, que se o carro se chocou ao muro de pneus, que é o Hans (Head and Neck Support device). O dispositivo faz com que o capacete fique preso aos ombros do piloto, isolando o pescoço. No momento do impacto, Felipe Massa estava desacordado portanto não tinha nem a musculatura contraída para evitar uma lesão mais grave. Veja na imagem:



Parabéns para a organização da F1 pelas altíssimas exigências impostas aos equipamentos de segurança do piloto e dos carros.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Arai é eleito "O melhor capacete de motocicleta" pelo 11º ano seguido segundo J. D. Power



Em 2009, pelo 11º ano consecutivo a Arai recebe prêmio por ser o que mais satisfaz aos seus usuários de acordo com a J.D. Power e Associates em sua pesquisa anual acerca de Satisfação de Capacetes de Motocicleta.

O estudo avalia a satisfação geral dos motociclistas em relação a seus capacetes em três aspectos-chave: ventilação, viseira e desenho e estilo. Nos quais consistem de onze características: silêncio, ventilação/fluxo de ar, capacidade anti-embassante da viseira, capacidade de vedação da viseira, resistência a riscos da viseira, facilidade da troca da viseira, resistência a riscos do casco, peso, cor/gráficos e desenho, facilidade de afivelar o capacete e conforto geral.

Com uma pontuação de 830 numa escala de 1.000 pontos, destaque para os quesitos de ventilação e desenho e estilo. Shoei segue em segundo com 815 pontos e Icon em terceiro com 806 pontos.

“Arai continua a melhorar nas áreas críticas para a satisfação do consumidor, o que resulta numa diferença ainda maior para outras marcas”. Diz Tim Fox, gerente de pesquisas do segmento de esportes a motor. “O foco da Arai no conforto – o atributo mais relevante no momento da compra de um capacete de motocicleta – e na habilidade de satisfazer diferentes tipos de motociclistas fazem com que marca esteja tão consistentemente no topo da satisfação dos consumidores”.

Outras empresas que conquistaram o prêmio:

American Express, Apple, Honda, Hyatt Place, Infiniti, John Deere, Lexus, MasterCraft, Mercedes-Benz, Nikon, Panasonic, Pirelli, Volvo, Yamaha.

Nota da Unique Motors:

É um orgulho muito grande trabalhar com um produto com tanta qualidade. Ficamos honrados com o décimo primeiro prêmio consecutivo. Nunca houve outro ganhador.

Vale lembrar que a J. D. Power tem como critério a própria avaliação do consumidor do produto, o que é excelente. Mas, não podemos nos esquecer que a principal função de um capacete é proporcionar segurança, que, infelizmente, não é avaliada nesta pesquisa. Infelizmente porque nós, da Arai, gostaríamos muito que houvesse um teste técnico sério de impactos, que se traduz em números. E com números, não se pode discutir.

Todo colaborador da Arai acorda todo dia pensando em como construir o capacete mais seguro possível, muito além das normas internacionais e nacionais de segurança. E, também, fazer o melhor produto possível em todos os aspectos de um capacete.

Para se ter uma idéia do nível de exigência em relação à segurança, enquanto as normas internacionais trabalham com um ou dois impactos nos casco num mesmo ponto com limites de aceleração (força-G) pré-estabelecidos, a Arai trabalha com quatro impactos, além disso, com limites muito mais restritivos.

Este tipo de qualidade não se pode ver a olho nu, como um desenho ou um grafismo, mas sim, após mais de 50 anos de história, a reputação que está construída na base sólida da filosofia japonesa e nos pilares da qualidade e segurança, assim fiéis e exigentes seguidores da marca sabem que podem contar sempre com a maior segurança possível disponível.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Suzuki GSX-R1000RR Yoshimura Edition




A Yoshiura Race Shop lança uma versão preparada da Srad 1000 2009. Ainda não estão disponívies o preço e a disponibilidade. Mas, já que os produtos Yoshimura estão disponíveis, fica a idéia para quem quiser fazer a sua própria.











Veja as mudanças:

Motor e escapamento:
YRS ST-R Type R Cams (High Lift Longer Duration Cam Shafts)
YRS Hi Compression Head Gasket (Raised Compression to 13.8:1)
BMC Race Air Filter
Yoshimura EM Pro w/ Quick Shifter and harness (mapped for pump gas)
Yoshimura R77 Titanium / Carbon Fiber Full System

Suspensão e chassis:
YRS Swing Arm Pivot Insert (+2mm)
YRS Rear Suspension Linkage (159MM)
YRS Extended Fork Cap Kit (gives additional 25MM of front ride height adjustment)
YRS Showa "KIT" Rear Shock with YRS Race Spec Valving
YRS Race Spec Fork Valving

Freios:
Galfer Stainless Steel Braided Brake Lines Front (Smoke)
Galfer Stainless Steel Braided Brake Lines Rear (Smoke)
Galfer 1375 Front Brake Pads

Outros:
YRS Chassis Protector (New style w/ Decals)
YRS Rear Stand Spools
YRS Case Savers Kit
YRS Bar End Kit
Yoshimura R&D Graphics

terça-feira, 21 de julho de 2009

Piloto robô substitui humanos



No departamento de testes de longa duração dos óleos lubrificantes da Castrol, o robô Flossie faz as vezes do piloto das motocicletas. A máquina reproduz com perfeição e precisão inigualáveis os movimentos feitos pelos humanos. Além disso, evita o desgaste excessivo dos colaboradores da empresa, consequentemente de possíveis ações trabalhistas. O que está longe ainda é o aparato substituir um piloto nas pistas.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Acidente de Nicky Hayden em Sachsenring



O acidente impressionante aconteceu durante os treinos para o GP da Alemanha. Hayden ao tentar superar a má fase e fazer um bom tempo de classificação acabou sendo ejetado de sua Ducati Desmosedici RR e caiu sobre o italiano Niccolo Canepa piloto da Ducati Pramac, que nada pode fazer.

sábado, 18 de julho de 2009

Belo vídeo de Antti Kalhola



Uma ótima edição de imagens de diversas categorias do automobilismo que tem com pano de fundo uma emocionante entrevista de Ayrton Senna.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Aston Martin One-77



Um supercarro exótico de US$ 1,7 milhão. Sem dúvida, o melhor Aston Marstin de todos os tempos.



Com proporções ousadas o One-77 é quase 12 cm mais baixo do que o DBS e tem 2,6 m de largura. Assim, até as vagas americanas ficarão apertadas! Mesmo sendo um pouco mais curto que o DBS longo, o One-77 tem 6 cm a mais na distância entre eixos.




750hp impulsionam esta escultura de alumínio e carbono por meio de um V12 de 7,3 litros. O câmbio é obviamente seqüencial, a aerodinâmica é ativa e o interior é um show a parte combinado o clássico ao moderno incluindo sistema de som Bang & Olufsen. Tudo isso com apenas 1.500 Kg.

Veja mais: http://www.one-77.com/

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Mastercraft 300



A Mastercraft entra no mercado de barcos na faixa dos 30 pés e, assim com esperado, algo revolucionário é visto. É o primeiro iate com casco catamarã (duplo) do mundo. Durante muito tempo o projeto 300 foi mantido no mais absoluto sigilo. Isso porque a empresa precisou de muito tempo no desenvolvimento do projeto, já que nunca havia produzido um barco com estas características e necessitava manter o nível de qualidade já imposto pela própria marca e o alto grau de exigência de seus consumidores.




Veja mais no hotsite do barco: www.mastercraft.com/300/

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Novo vídeo de Ken Block




Dono da DC Shoes, o piloto de rally Ken Block lança a sequência do video que fez com seu Subaru WRX STi. Agora com outro Subaru, um STi 2009 hatch, ele mostra o domínio sobre o carro. Vale a pena conferir.

sábado, 20 de junho de 2009

Superbike Lamborghini




A italiana Lamborghini, especializada em automóveis esportivos de alta performance, parece começar a se interessar pelo mundo das duas rodas.

Apesar de não haver nenhum anúncio oficial da Lamborghini, um designer romeno mostrou ao mundo como provavelmente seria uma motocicleta da marca. Laurentino Trifescu criou a imagem de uma Superbike italiana alimentada por um propulsor V4 de 1 000 cm³. O nome recebido pelo invento foi Caramelo, famoso touro espanhol que derrotou um tigre e um leão na arena de Madrid, em 1877.

Além disso, a inspiração para o desenho veio de alguns automóveis da marca. O estilo do Murciélago e Gallardo foram levados em conta na hora de desenvolver as linhas principais da esportiva. Tudo isso seria montado sobre um quadro tubular. Resta esperar e ver se a Lamborghini produz esta bela máquina.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Arai é eleito o “melhor capacete de motocicleta” pela 11º vez consecutiva.



Em 2009, pelo 11º ano consecutivo a Arai recebe prêmio por ser o que mais satisfaz aos seus usuários de acordo com a J.D. Power e Associates em sua pesquisa anual acerca de Satisfação de Capacetes de Motocicleta.

O estudo avalia a satisfação geral dos motociclistas em relação a seus capacetes em três aspectos-chave: ventilação, viseira e desenho e estilo. Nos quais consistem de onze características: silêncio, ventilação/fluxo de ar, capacidade anti-embassante da viseira, capacidade de vedação da viseira, resistência a riscos da viseira, facilidade da troca da viseira, resistência a riscos do casco, peso, cor/gráficos e desenho, facilidade de afivelar o capacete e conforto geral.

Com uma pontuação de 830 numa escala de 1.000 pontos, destaque para os quesitos de ventilação e desenho e estilo. Shoei segue em segundo com 815 pontos e Icon em terceiro com 806 pontos.

“Arai continua a melhorar nas áreas críticas para a satisfação do consumidor, o que resulta numa diferença ainda maior para outras marcas”. Diz Tim Fox, gerente de pesquisas do segmento de esportes a motor. “O foco da Arai no conforto – o atributo mais relevante no momento da compra de um capacete de motocicleta – e na habilidade de satisfazer diferentes tipos de motociclistas fazem com que marca esteja tão consistentemente no topo da satisfação dos consumidores”.

Outras empresas que conquistaram o prêmio:

American Express, Apple, Honda, Hyatt Place, Infiniti, John Deere, Lexus, MasterCraft, Mercedes-Benz, Nikon, Panasonic, Pirelli, Volvo, Yamaha.

Nota da Unique Motors:

É um orgulho muito grande trabalhar com um produto com tanta qualidade. Ficamos honrados com o décimo primeiro prêmio consecutivo. Nunca houve outro ganhador.

Vale lembrar que a J. D. Power tem como critério a própria avaliação do consumidor do produto, o que é excelente. Mas, não podemos nos esquecer que a principal função de um capacete é proporcionar segurança, que, infelizmente, não é avaliada nesta pesquisa. Infelizmente porque nós, da Arai, gostaríamos muito que houvesse um teste técnico sério de impactos, que se traduz em números. E com números, não se pode discutir.

Todo colaborador da Arai acorda todo dia pensando em como construir o capacete mais seguro possível, muito além das normas internacionais e nacionais de segurança. E, também, fazer o melhor produto possível em todos os aspectos de um capacete.

Para se ter uma idéia do nível de exigência em relação à segurança, enquanto as normas internacionais trabalham com um ou dois impactos nos casco num mesmo ponto com limites de aceleração (força-G) pré-estabelecidos, a Arai trabalha com quatro impactos, além disso, com limites muito mais restritivos.

Este tipo de qualidade não se pode ver a olho nu, como um desenho ou um grafismo, mas sim, após mais de 50 anos de história, a reputação que está construída na base sólida da filosofia japonesa e nos pilares da qualidade e segurança, assim fiéis e exigentes seguidores da marca sabem que podem contar sempre com a maior segurança possível disponível.

Só termina quando acaba!




O piloto espanhol do Mudial de Motovelocidade categoria 125cc Julián Simón comemorou cedo demais a sua "vitória". Simón, que liderou até a penúltima volta, cruzou a linha de chegada pensando ser o vencedor da prova quando ainda restava uma volta. Acabou em quarto apenas.

Final:

1º. Andrea Iannone (ITA/Ongetta Aprilia), em 41min10s494
2º. Nicolas Terol (ESP/Jack & Jones Aprilia), a 2s245
3º. Sergio Gadea (ESP/Bancaja Aprilia), a 2s330
4º. Julián Simón (ESP/Bancaja Aprilia), a 2s330
5º. Marc Márquez (ESP/KTM Red Bull), a 2s356
6º. Jonas Folger (ALE/Ongetta Aprilia), a 2s531
7º. Stefan Bradl (ALE/Viessman Aprilia), a 10s795
8º. Bradley Smith (ING/Bancaja Aprilia), a 10s795
9º. Sandro Cortese (ALE/Interwetten Derbi), a 14s984
10º. Randy Krummenacher (SUI/Degraaf Aprilia), a 15s089


terça-feira, 16 de junho de 2009

Chegou o Blog da Unique Motors!

Não vamos perder muito tempo dizendo que aqui é um novo espaço para quem faz parte do mundo Motorsport, para quem gosta das máquinas, das emoções, enfim de tudo que envolve essa nossa louca paixão. Vamos logo falando de Valentino Rossi. Fácil começar assim o blog, não é? Com ele não tem erro, o começo com o pé direito está garantido. A ultrapassagem que ele inventou sobre seu companheiro de equipe Jorge Lorenzo na última curva do GP da Catalúnia foi história sendo feita diante de nós! Obrigado, Valentino Rossi, pelo que você faz por nosso esporte.